Exposição no Farol Santander em São Paulo, 2022
participação na exposição “Aventuras de Alice” no Farol Santander
A exposição “As aventuras de Alice” realizada no Farol Santander teve concepção e curadoria do artista e pesquisador de multimídia Rodrigo Gontijo, cenografia de Lee Dawkins, direção de arte de Tissa Kimoto e produção da Ayo Cultural.
Fotos: Carol Quintanilha
De forma lúdica e imersiva, os participantes percorriam dois andares expositivos entre cenários, personagens, curiosidades, ilustrações, vídeo instalações, engrenagens de pré-cinema e adaptações cinematográficas da obra de Lewis Carroll. Ocupando uma área de cerca de 600 metros quadrados, mais de uma centena de peças convidavam o público para mergulhar no universo aliciano.
Em uma das salas o visitante encontrava um Gabinete de Curiosidades, incluindo algumas assemblages e colagens criadas por Adriana Peliano (artista e presidente da Sociedade Lewis Carroll do Brasil). Na mesma sala você podia encontrar ilustrações da artista americana Maggie Taylor, que confronta a história da fotografia com a tecnologia digital contemporânea, num mundo de sonhos que questiona as representações do feminino.
Na mesma sala, do acervo de Adriana, estavam expostos livros com ilustrações de Oleg Lipchenko (Ucrânia / Canadá), Iassen Ghiuselev (Bulgária), Robert Ingpen (Austália), Andrea D’aquino (EUA), Made Balbat (Estônia), Maggie Taylor (EUA), Shuji Tateishi (Japão), Daniel Cacouault (França), Millicent Sowerby (Inglaterra), Kristjana S. Williams (Islândia), com objetos mágicos dispostos sobre eles como se tivessem saído dos livros. Bonecas estranhas e sinistras lembravam as animações de Jan Švankmajer, em diálogo com ilustrações de Tenniel que se transformavam em quebra-cabeças pela parede. Dentro de um grande armário mágico, um gabinete de curiosidades de Lewis Carroll em miniatura criava um portal de sonhos dentro de sonhos.
Fotos: Alexandre Guzanshe